Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Kumon: o método japonês de aprendizagem

Com 15 minutos diários de exercícios de cálculo, um método japonês criado há meio século, o Kumon, conseguiu que cerca de quatro milhões de crianças de todo o mundo desenvolvam sua capacidade intelectual através da matemática.
Na Espanha existem cerca de 181 centros Kumon distribuídos principalmente em Madri, Catalunha e Valencia, e seus 11.500 alunos "se livram" do fracasso escolar através desse método de aprendizagem oriental, explicou o diretor de Formação do Kumon da Espanha, Aurelio Sánchez.
"A matemática é a ferramenta para desenvolver capacidades genéricas", explicou Sánchez, como a concentração, o hábito pelo estudo ou a confiança em si mesmo. Os alunos do Kumon têm idades entre 2 e 20 anos, mas o método é aplicável também em adultos, segundo Sánchez.
A metodologia é eficaz "a longo prazo", isto é, entre um ano e dois anos, inclusive existem alunos que praticam Kumon durante toda a etapa escolar, apesar de não ser o mais indicado para preparar-se diante de situações concretas, como passar em uma prova, disse.
Meia hora por dia, dois dias por semana e 55 euros (US$ 75) por mês são necessários para cursar as atividades do Kumon como um "complemento da formação" geral dos alunos, "tanto os brilhantes como aqueles que têm problemas na aprendizagem".
Além disso, o "trabalho contínuo" é fundamental para a execução do método e por isso os alunos devem realizar diariamente e também no período de férias, seus exercícios de 15 minutos.
O fato de que os pais se envolvem na aprendizagem é um dos pilares do Kumon, que visa "motivar", "avaliar" e "acompanhar" as tarefas dos filhos, explicou Sánchez.
A aprendizagem autodidata, a confiança e segurança, a concentração, as habilidades mentais, um hábito de estudo contínuo e com a colaboração dos pais, assim como os cálculos matemáticos de todos os níveis, são os elementos do Kumon. 















Fonte : IPC DIGITAL

Um comentário:

  1. Há quem diga que os orientais, tem mais facilidade de aprender matemática que os ocidentais. Porém o Kumon, veio provar justamente o contrário deste teoria. Embora criado, no Japão o " Kumon", um sistema de ensino, vem ganhado forças em todo o mundo. Seus 15 minutos diários para o estuda da matemática, são sagrados e surte efeitos nas inuméras atividades cotidianas dos seres humanos, e colegias com seus problemas matemáticos.

    ResponderExcluir