Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aprenda matemática na calçada

O professor Márcio Antônio Barboza, 49 anos, é a nova sensação das calçadas cariocas. Com um microfone, uma caixa de som alimentada por uma bateria de moto, um retroprojetor e um quadro branco, ele ensina matemática ao ar livre. Seu sustento vem da comercialização das aulas em vídeo. Cada DVD custa R$ 30, e o investimento tem retorno certo. Quem garante é o próprio Márcio: "Se assistir e não entender, é só trazer que eu compro de volta".
Sua metodologia particular de ensino, aliada ao carisma de um bom vendedor, atrai centenas de "alunos", que param embaixo de sol escaldante e aprendem equações em poucos minutos. Muitas das fórmulas e regras complicadas são traduzidas em dicas rápidas, seguindo o que ele batizou de Método Mab.
- Cada um tem o seu jeitinho de dar aula. O meu tem como meta contagiar as pessoas. Ensinando passos básicos, a auto-estima do aluno cresce e a mente dele se abre ao que é mais complicado - diz o professor.

Um comentário:

  1. Assim como em sala de aula, podemos desfrutar do aprendizado da matemática em outros ambientes, como: no setores de trabalhos, através da mídia ( televisão, computadores e etc) e também em vias públicas. Pois é o que acontece nas calçadas do Rio de Janeiro, fixando desta forma a idéia de que não precisamos está em um recinto de 4 paredes para expandir o nosso conhecimento no que se diz respeito à matéria. Infelizmente essa nova tedência se limita a poucos lugares, porém não precisa se preocupar, pois a relação com a matemática pode se dá nas coisas mais simples no dia-a-dia.

    ResponderExcluir