Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A pisicologia e a Matemática.

A psicologia experimental se aproxima da matemática através dos métodos estatísticos, pois através da analise de dados, podemos verificar se o constructo psicológico estudado (uma função cognitiva, uma emoção, um comportamento, etc.) _ a VD (variável dependente), vai sofrer mudanças a partir de inferências e das VIS (variáveis independentes).
Existem alguns métodos estatísticos para essas analise de dados. De acordo com a pesquisa e com o método utilizado, escolhe-se uma medida paramétrica ou não-paramétrica. Vamos começar pela medida paramétrica. Neste artigo falaremos sobre a regressão linear e multifatorial, sendo um método bastante utilizado na psicologia.
Regressão linear é uma técnica que busca a melhor linha que se enquadra a um conjunto de dados (pontos). No caso de regressão simples, existe apenas uma variável independente e a regressão quer achar a melhor linha em duas dimensões (plano x0y - cartesiano). Num caso especial esta linha é uma reta e a equação assume o aspecto geral de Y = a + bx + E (erro) e a regressão é chamada de linear e a melhor reta pode ser facilmente traçada pelo método dos mínimos quadrados.
Em regressão múltipla, onde existem k variáveis independentes, a linha esta no espaço (k + 1) dimensional com k + 1 eixos. Ou seja, Y= a+ b1.x1 + b2.x2.....bk.xk + E (erro). Existem algumas premissas para a distribuição do erro aleatório:
o A média deve ser zero
o A variável é constante
o A distribuição deve ser normal
o Os erros são independentes
http://martabolshaw.blogspot.com/2008/06/psicologia-e-matemtica.html

2 comentários:

  1. sem comentarios? pq n comentaram?

    ResponderExcluir
  2. Fizemos esse post,no intuito de demonstrar o quanto ambas as matérias são essenciais para o desenvolvimento humano,devido as suas técnicas na qual são oferecidas para a sociedade.

    ResponderExcluir