Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Matemática de Cingapura - " Devagar é que se aprende mais"

Por décadas, os esforços para melhorar as habilidades matemáticas têm impulsionado as escolas a adotar um programa depois do outro. Na década de 60 houve a "nova matemática", cujo foco em teorias abstratas provocou um movimento de volta ao básico, com ênfase na aprendizagem de memória e exercícios. Depois disso veio a "reforma da matemática", que tinha como foco a compreensão da resolução de problemas conceituais e foi ridicularizada pelos críticos como a "nova nova matemática". O método escolhido desta vez nos Estados Unidos é a chamada matemática de Cingapura.

Esse sistema tem como base o ritmo mais lento. O método é baseado no sistema nacional de Cingapura e tem como objetivo imitar o sucesso do país ao promover um entendimento profundo de números e conceitos matemáticos. Os estudantes de Cingapura repetidamente se classificam no topo dos exames de matemática desde meados da década de 1990.

A matemática de Cingapura também poderia ser um modismo, mas seus partidários dizem que ela parece responder a uma das dificuldades do ensino de matemática: todas as crianças aprendem de maneira diferente. Em contraste com os programas mais comuns nos Estados Unidos, a matemática de Cingapura dedica mais tempo a menos temas para garantir que as crianças aprendam por meio de instruções detalhadas, perguntas, resolução de problemas e auxílio visuais e táteis, como blocos, cartas e gráficos. Idealmente, elas não avançam até que aprendam um tema completamente.

 

Um comentário:

  1. Cingapura, segue com seu exemplo ao mundo. Mostrando assim um diferencial no que se diz respeito ao ensino da matemática, afinal eles não se preocupam com a explanação de muitos conteúdos e sim com o entendimento de pequenos detalhes de cada assunto. Sendo desta maneira, diferente da maioria das escolas Brasileiras. Porém, esta preocupação das escola brasileiras em dá muitos conteúdos, ocasiona na dificuldade dos alunos para com a disciplina.

    ResponderExcluir