Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dicas da hora - 5ª Dica

Equação do segundo grau é toda equação que pode ser escrita na
forma , com .
Na equação do segundo grau, o “a”, o “b” e o “c” são os coeficientes, e o “x” é a incógnita. Para resolvermos uma equação do segundo grau, podemos utilizar a forma resolutiva de Bhaskara, que é dada por:

 

em que .


Eu sei que você já está bem familiarizado com esta fórmula, mas o que eu gostaria mesmo de frisar é o delta.
Quando aparecem questões sobre equação de segundo grau e o examinador faz referências ao delta, ele não fala delta e sim discriminante, ou seja, no meio de uma questão aparece uma frase do tipo “o discriminante de uma equação do segundo grau”…. Se o aluno não sabe o que é discriminante, se assusta e pára a questão. Então, não se esqueça: o discriminante é o delta da equação do segundo grau.
Dentro ainda do assunto de equação de segundo grau, queria relembrar soma e produto. A soma das raízes da equação do segundo grau, ou seja:

e o produto, que é
.

Quando você tem que usar soma e produto? Existem alguns casos em que vale a pena a gente dar uma olhadinha. Quando o exercício nos dá uma relação entre as raízes, ou está pedindo uma relação entre as raízes, do tipo

Um comentário:

  1. Destacamos este post , como uma maneira de mostrar aos nosso seguidores algumas dicas para seu bom desempenho na matéria. Tentando assim, descartar a imagem de " Algo impossível" na resolução de problemas da disciplina.

    ResponderExcluir